Cadastrar horas extras
Introdução
A autorização de horas extras permite o registro de períodos nos quais os funcionários estão autorizados a realizar trabalho extraordinário. A partir dos registros de ponto, os horários cumpridos nestes períodos serão automaticamente calculados, considerando os adicionais aplicáveis para a folha de pagamento.
1. Acesso ao Sistema
-
Entre no módulo Ponto Eletrônico.
-
Acesse a rotina de Autorização de Horas Extras.
2. Consulta de Registros Existentes
-
Utilize a ferramenta de filtro para selecionar os funcionários e consultar as autorizações de horas extras já cadastradas. É uma ferramenta importante para consultar o histórico e verificar os períodos já registrados, o sistema restringe o cadastro de apenas uma autorização por funcionário/período.
3. Cadastro de Nova Autorização
-
Selecione a opção de Inclusão de Autorização Individual.
-
Escolha o funcionário para o qual o registro será criado. Apenas funcionários vinculados no mesmo local de trabalho estão disponíveis para consulta. Caso um registro não esteja disponível consulte a Gestão de Pessoas.
-
Informe sempre que possível o autorizador, preferencialmente a chefia direta. O registro de horas extras é prerrogativa da função.
-
Descreva de forma resumida o motivo da realização de horas extras.
4. Definição do Período
-
Caso esteja cadastrando uma autorização específica:
-
Selecione o dia e cadastre o horário em que o funcionário irá realizar a hora extra. Preferencialmente a autorização de horas extras deve ser realizada previamente à execução.
-
-
Caso necessário é possível programar a autorização para longos períodos:
-
Defina a data inicial e a data final.
-
Selecione os dias da semana nos quais a autorização será válida.
-
Registre o horário de início e término das horas extras.
-
5. Cálculo Automático
-
A quantidade de horas e o percentual adicional serão calculados automaticamente pelo sistema.
6. Informações Adicionais
-
Para mais detalhes sobre os períodos e regras para execução de horas extras, consulte o departamento de Gestão de Pessoas, o Estatuto dos Servidores e a Legislação Trabalhista.
7. Consulta e Edição de Registros
-
Após criado, o registro pode ser visualizado e editado na janela de consulta.
-
Para o funcionário, o processo é transparente, mas ele deve registrar o período realmente trabalhado via equipamentos de ponto ou sistema online.
Conclusão
Seguir corretamente as etapas deste manual garante o registro adequado das horas extras, facilitando o cálculo da folha de pagamento e garantindo conformidade com as normas vigentes.
![]() |
SECRETARIA MUNICIPAL DE CIÊNCIA, INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Paço Municipal Rua Pedro Druszcz, 111 (3º Andar) - Bairro: Centro (41) 3614-1593 (WhatsApp) |